É o grande problema interior, aquele de cada um e de todos. É o problema da alma, que descobre em si mesma um abismo de trevas e de luz, que se contempla com uma mistura de encantamento e de pavor e se diz: "Eu não sou deste mundo, pois ele não é suficiente para me explicar".
Os grandes Iniciados- Édouard Schuré

20 de jul. de 2011

Transformar a ação...

20/07/2011
2+7+4=
13/4



Transformar a ação...


Nada mais apropriado do que os processos psicológicos que acom­panham a guerra atual — notadamente a anarquização inacre­ditável dos critérios em geral, as difamações recíprocas, os surtos imprevisíveis de vandalismo e destruição, a maré indizível de mentiras e a incapacidade do homem de deter o de­mônio sanguinário para obrigar o homem que pensa a encarar o problema do inconsciente caótico e agitado, debaixo do mun­do ordenado da consciência. Esta Guerra Mundial mostra im­placavelmente que o homem civilizado ainda é um bárbaro. Ao mesmo tempo, prova que um açoite de ferro está à espera, caso ainda se tenha a veleidade de responsabilizar o vizinho pelos seus próprios defeitos. A psicologia do indivíduo corres­ponde à psicologia das nações. As nações fazem exatamente o que cada um faz individualmente; e do modo como o indivíduo age, a nação também agirá. Somente com a transformação da atitude do indivíduo é que começará a transformar-se a psico­logia da nação. Até hoje, os grandes problemas da humanidade nunca foram resolvidos por decretos coletivos, mas somente pela renovação da atitude do indivíduo. Em tempo algum, meditar sobre si mesmo foi uma necessidade tão imperiosa e a única coisa certa, como nesta catastrófica época contempo­rânea. Mas quem se questiona a si mesmo depara invariavel­mente com as barreiras do inconsciente, que contém justamente aquilo que mais importa conhecer.

KüsnachtZurich, dezembro de 1916
C.G. Jung


Quantos de nós estamos dispostos a dar os passos necessários a transformação?
Mergulhar no inconsciente em uma verdadeira saga do herói e sair fortalecido, vivo, inteiro, transformado? As transformações, mais do que gerar inquietações pode ser caminho de cura.
Hoje esta cura se processa em mim, em meus famliares, amigos e em cada um que passar aqui no blog hoje... para que ao assumirmos responsailidade pela nossa transformação, pela nossa cura, conectados a Deus, sejamos parte da cura do mundo.
Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário