É o grande problema interior, aquele de cada um e de todos. É o problema da alma, que descobre em si mesma um abismo de trevas e de luz, que se contempla com uma mistura de encantamento e de pavor e se diz: "Eu não sou deste mundo, pois ele não é suficiente para me explicar".
Os grandes Iniciados- Édouard Schuré

6 de out de 2010

Ovo






06/10/2010
7+3=
1


Nasrudin e o Ovo
 
Certa manhã, Nasrudin colocou um ovo embrulhado num lenço, foi para o meio da praça da sua cidade, e chamou aqueles que estavam ali.
- Hoje vamos ter um importante concurso! A quem descobrir o que está embrulhado neste lenço eu dou de presente o ovo que está dentro!
As pessoas se olharam, intrigadas, e responderam:
- Como podemos saber? Ninguém aqui é capaz de fazer esse tipo de previsões!
Nasrudin insistiu:
- O que está neste lenço tem um centro que é amarelo como uma gema, cercado de um líquido da cor da clara, que por sua vez está contido dentro de uma casca que se parte facilmente. É um símbolo de fertilidade, e lembra-nos dos pássaros que voam para seus ninhos. Então, quem é que me pode dizer o que está aqui escondido?
Todos os habitantes pensavam que Nasrudin tinha nas suas mãos um ovo, mas a resposta era tão óbvia, que ninguém resolveu passar vergonha diante dos outros. E se não fosse um ovo, mas algo muito importante, produto da fértil imaginação mística dos sufis? Um centro amarelo podia significar algo do sol, o líquido em seu redor talvez fosse um preparado alquímico. Não, aquele louco estava a querer fazer alguém passar por ridículo. Nasrudin perguntou mais duas vezes, e ninguém respondeu.

Conto sufi

Achei essa história muito interessante e no dia de hoje que vibramos 1, a unidade, o essencial, pra mim Deus... percebo que na vida fazemos muito isso... procuramos respostas elaboradas, grandes questões mirabolantes...
Perdemos horas a fio imaginando como resolver um problema cotidiano... ou até mesmo um problema que nem nos pertence... 
Outra forma que usamos imaginem pra que? Pra ficarmos parados, imóveis... pois já que é tão difícil tenho desculpa pra ficar bem aqui... paradinho... rsrs!!!
Que nos esquecemos que a resposta pode ser tão óbvia e tão simples que não acreditamos na sua força... ou melhor até acreditamos mas é preciso agir...
Neste dia proponho que tentemos olhar a vida com simplicidade, com auto-confiança e com coragem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário