É o grande problema interior, aquele de cada um e de todos. É o problema da alma, que descobre em si mesma um abismo de trevas e de luz, que se contempla com uma mistura de encantamento e de pavor e se diz: "Eu não sou deste mundo, pois ele não é suficiente para me explicar".
Os grandes Iniciados- Édouard Schuré

17 de dez. de 2010

Temperança

eata imagem veio de http://www.luso-poemas.net/



17/12/2010
8+3+3=
14/5


Para hoje vibramos o número cármico 14....
Apegos e falta de vínculos, irresponsabilidade...
No tarot A Temperança...
Equilíbrio... mas como conhecer o equilíbrio sem passar pelos exageros das polaridades?
Nas experiências escolhemos o que queremos e o que não queremos pra nós...
Conceitos prontos sobre certo e errado não nos levam a escolhas conscientes e claras...
A remissão do 14 está na liberdade e na fluidez das mudanças do 5...
Eu quero experimentar a vida sem preconceitos para encontrar o ponto entre os dois vasos, que neste nível, trás o meu equilíbrio... a maior consciência possível que consigo obter no presente...



Achei esse texto no site http://www.astrologosastrologia.com.pt/ e percebi informações importantes nele, para não distorcer preferi colocá-lo na íntegra

AS CARTAS - Arcano 14
A TEMPERANÇA

Um anjo majestoso com asas, identificado por alguns especialistas como Miguel, arcanjo do elemento fogo, acha-se com um pé na terra e outro na água. Ele derrama a essência de uma taça em outra, o que indica a transferência de forças vitais de um nível para outro. O Sol ergue-se acima dos picos distantes, e um brilhante caminho orienta-se na direção do sol. Harmonia, serenidade e força impetuosa caracterizam toda a gravura, mostrando a energia equilibrada, intencionalmente dirigida, bem proporcionada, necessária para que os estados celestiais de consciência sejam alcançados. As qualidades da adaptação, do equilíbrio, e do ajustamento harmônico simbolizados são descritos pelo nome "Temperança".

SIGNIFICADO DIVINATÓRIO

Moderação. Temperança. Paciência. Aquilo que pode ser alcançado por meio do autocontrole e da frugalidade. Conciliação. Harmonia. A mistura ou a reunião numa união perfeita. Capacidade de dirigir. Compatibilidade. Fusão. Ajustamento. Boa influência. Fazer uma combinação bem sucedida. Habilidade para perceber e utilizar as manifestações materiais e intelectuais disponíveis. Possivelmente uma pessoa sem tendências exageradas. Amada. Que é tida em alta consideração. Imagem da mãe, Imagem do pai. Imagem mundana.Possivelmente moderada e sóbria demais para conquistar um objetivo que no momento está fora do seu alcance e que requer uma agressividade considerável.

SIGNIFICADO CABALÍSTICO

·         Vigésimo Quinto Caminho: De Yesod a Tiphareth
·         O CAMINHO DE SAMEKH (A TEMPERANÇA )
·         A Décima Quarta Carta .
·         Cor do Caminho - Azul .
·         Som relacionado - Sol Sustenido .
·         Signo - Sagitário ( Fogo Mutável) .
·         Significado - Esteio .
·         Letra Simples - Cólera .
·         Título Esotérico - A Filha dos Reconciliadores, a Parteira da Vida.
·         Letra hebraica: SAMEKH

O Vigésimo Quinto Caminho é a Inteligência da Provação, e é assim chamado porque é a Tentação primária, através da qual o Criador testa todas as pessoas íntegras.
O Caminho de Samekh, A TEMPERANÇA, vai de Yesod a Tiphareth, da Lua ao Sol, da Personalidade ao Eu Superior. Ele está entre os mais importantes e difíceis de toda a Árvore e nele pode ser vivenciada a própria enormidade da Grande Missão. Ele tem sido chamado "A Noite Escura da Alma", um Caminho no qual a pessoa penetra num túnel profundo na crença de que irá encontrar a Luz na outra extremidade.
Este é um Caminho de sacrifício e de tentação, chamado de Inteligência da Provação. Em sua obra 777, Crowley fez o seguinte comentário sobre a letra Samekh: "O Útero preserva a Vida. O Autocontrole e o Auto-sacrifício regem a Roda." Todas essas frases nos sugerem a idéia de que, em última análise, por trás desta carta está a Grande Mãe, o YHVH Elohim, de Binah. Por esta razão, as figuras centrais das cartas de Crowley e da Aurora Dourada são femininas. Além do mais, o Vigésimo Quinto Caminho é o de Sagitário, o Arqueiro que é também de diana, a caçadora, Deusa da Lua. isto reafirma o princípio de que todas as figuras do Tarô (exceto O BOBO) são Mãe-Binah e Pai-Chokmah sob diferentes roupagens.
A Carta 14 é o início de uma consciência do Eu Superior de Tiphareth. A carta ilustra, não a experiência propriamente dita, mas o modo como ela é adquirida, ou seja, através de uma troca e de um equilíbrio de opostos que podem ser descritos em termos simbólicos. Aqui, o uso de símbolos não tem absolutamente nada a ver com o sigilo e, simplesmente reflete a inadequação da linguagem para descrever o processo. Reiterando os importantes significados de A TEMPERANÇA:
·         1) Ela diz respeito a um processo efetivamente físico, o qual tem sido conservado secreto pelos místicos através dos séculos.
·         2) Esse processo envolve o intercâmbio de energias opostas e é dirigido pela vontade.
·         3) O processo se inicia no nível do Eu Superior. Ele é instituído em Chesed, o nível mais aprimorado do Microprosopus, em cujo centro está o Eu Superior e a Sephira onde o desejo de formar a Grande Mãe é realizado.
·         4) Até que esse processo seja completado, o Eu Superior não pode ser conhecido pela Personalidade.

Idéia Fundamental

Devidamente equilibrada entre o intelecto e o sentimento, a alma invoca a força vital para impulsioná-la para a região da consciência onde ocorre a divina iluminação.
Lema: "Um anjo inclina-se diante de vós, E faz com que vos ergais; E, cheios de alegria, vedes, diante de vós, a Terra Prometida." Novalis (Frh.v. Hardenberg)

Nenhum comentário:

Postar um comentário